Professor de inglês particular online
Método de ensino
Em minhas aulas de inglês particulares, adoto o chamado método comunicativo de ensino de línguas estrangeiras. Este método surgiu como contraponto às metodologias que, ao enfatizarem o ensino de gramática e tradução, relegavam a segundo plano o desenvolvimento da habilidade de speaking. Por sua vez, o principal objetivo do método comunicativo é justamente trabalhar a fluência oral em situações comunicativas variadas (e.g. conversas informais entre amigos, situações de viagem, reuniões formais etc.) e capacitar o (a) estudante a executar diversas funções de fala (e.g. pedir informações, reportar fatos passados, argumentar e apresentar pontos de vista etc.). Portanto, as habilidades de speaking e de listening são aquelas que mais praticamos em aula, de modo a formar falantes confiantes e competentes de inglês.
Tenho que aprender gramática?
Vamos falar a verdade: com exceção dos(as) professores(as) de inglês, não há muita gente que goste de gramática. No método comunicativo, ela também é ensinada, mas sempre com o objetivo de contribuir para sua fluência em inglês. Ou seja: eu não ensino gramática só por ensinar, mas para que, com ela, você consiga se expressar melhor.
Por exemplo: digamos que você queira contar a alguém sobre uma viagem que fez recentemente. Para isso, é necessário aprender o past simple (pretérito simples). Isso inclui os verbos regulares (aqueles que, no tempo passado, terminam com -ED: played, travelled, studied etc.) e os irregulares (went, took, felt etc.). Também é necessário aprender a utilizar did em frases negativas ou perguntas (I didn't go to the beach, Did you see the Pyramids?). Ou seja: toda a gramática que aprendemos em aula é utilizada para você falar melhor. Assim sendo, não se preocupe: jamais falaremos de temas como orações coordenadas e subordinadas, como acontece nas aulas de português do Ensino Médio!
Sem dúvida! A habilidade de Listening é uma com a qual os (as) estudantes costumam ter grande dificuldade. Seja porque as pessoas falam rápido, porque o sotaque é diferente, ou mesmo porque o vocabulário utilizado é desconhecido, entender conversas em inglês é desafiador. Por esse motivo, dou grande ênfase ao desenvolvimento dessa habilidade em aula. Por meio de exercícios de Listening, você não apenas desenvolverá essa habilidade, como aumentará seu vocabulário e seus recursos linguísticos (no meu blog, confira o post sobre como desenvolver a habilidade de listening. Além dele, há também o texto sobre como praticar o inglês sozinho, no qual eu apresento ferramentas extremamente úteis para você evoluir nas outras habilidades do idioma de forma autônoma).
Vou aprender a escutar melhor em inglês?
O mais importante para o desenvolvimento do speaking é que os temas abordados sejam do interesse e conhecimento do(a) estudante. Isso é evidente: quanto mais bagagem você tiver em relação a determinado tema, mais terá a dizer sobre ele, independentemente do idioma. Por outro lado, se um tema não lhe interessa ou se você não sabe nada sobre ele, torna-se virtualmente impossível trabalhar o speaking.
​
É claro que muitos dos temas abordados não exigem conhecimento especializado. Por exemplo, podemos discutir amizades, vida na cidade grande, hobbies etc. Porém, além desses tópicos de interesse geral, eu tenho por objetivo construir as aulas a partir dos interesses específicos dos(as) alunos(as). Se, por exemplo, você for um apaixonado por fazer trilhas e praticar esportes como mergulho, eu buscarei textos e prepararei discussões sobre esses temas. Além disso, utilizarei esses temas para explicar aspectos relevantes de gramática, tornando essa parte da aprendizagem mais fácil e significativa.
​
A área profissional do(a) estudante também é uma fonte inesgotável de temas para discussão. Ao utilizá-la em aula, garantimos os dois elementos básicos para trabalhar speaking: interesse no tema e conhecimento prévio. Por exemplo, se você atua no mundo empresarial, terá muito a dizer sobre negócios, empresas bem e mal sucedidas, gestão de pessoas e inúmeros outros tópicos. Trabalharemos o vocabulário especializado da área, de modo que você consiga se expressar de forma cada vez mais avançada, próxima à de um falante nativo. Este tipo de aula é conhecido como inglês profissional, instrumental ou English for Specific Purposes. ​Atualmente, ofereço as seguintes aulas de inglês profissional:
​
​
​
​
Essas são as áreas com as quais mais tenho experiência de ensino. No entanto, também tenho alunos(as) de áreas como Engenharia, Direito e Educação Física. Tenho enorme curiosidade e interesse por ensinar inglês aos mais variados profissionais. Portanto, mesmo que você não atue em nenhuma das áreas mencionadas acima, estou à disposição para ensinar-lhe o inglês de seu campo profissional.
Que temas são discutidos em aula?
Agende uma aula experimental!
Para ter certeza se eu devo ser seu professor de inglês particular, faça uma aula experimental!
Será um prazer atendê-l@!