top of page

Curso preparatório TOEFL iBT

O QUE É TOEFL iBT?

O TOEFL iBT (Internet-Based Test) é uma versão deste famoso teste de proficiência realizada no computador. Ele pode ser feito de forma presencial, em um dos centros aplicadores, ou na casa do(a) candidato(a) (Home Edition). O TOEFL iBT contempla as quatro grandes habilidades: Reading, Listening, Writing e Speaking. No entanto, a estrutura do teste presencial ofertado nos centros aplicadores é diferente da versão Home Edition, conforme explicado abaixo:

TOEFL iBT presencial (realizada nos centros aplicadores):

  • Listening (28 a 39 questões em 41 a 57 minutos);

  • Writing (2 textos em 50 minutos no total);

  • Reading (30 a 40 questões em 54 a 72 minutos);

  • Speaking (4 questões em 17 minutos).

TOEFL iBT Home Edition:

  • Listening (28 questões em 35 minutos);

  • Writing (2 textos em 29 minutos no total);

  • Reading (20 questões em 35 minutos);

  • Speaking (4 questões em 16 minutos).

(Confira mais informações sobre o TOEFL iBT no site oficial do exame.)

QUAL É A DIFICULDADE DO TOEFL iBT?

Em minha experiência, a parte mais desafiadora do TOEFL iBT para os (as) candidatos(as) é o Speaking, pois as perguntas aparecem no computador e devem ser respondidas no microfone num tempo de 45 a 60 segundos, dependendo da questão. Ou seja: não se trata de uma entrevista conduzida por um examinador, como se faz no IELTS (no meu blog, discuto outras importantes diferenças entre TOEFL iBT e IELTS). Outra dificuldade é a seção de Writing, pois o (a) candidato(a) deve produzir dois textos em um tempo exíguo. Um deles é um texto de opinião, cuja pontuação depende diretamente da quantidade de palavras escrita pelo(a) candidato(a). O outro é um resumo: lê-se um texto sobre algum tema (por exemplo, dinossauros) e escuta-se uma palestra que, em geral, tende a contradizer os argumentos do texto anterior. A redação a ser escrita deve comparar os dois pontos de vista. Além da dificuldade trazida pelo próprio processo de escrita, também há aqui o desafio de se compreender a palestra. Ela é tocada apenas uma vez, e, caso o (a) candidato(a) não a tenha compreendido bem, toda a resposta fica comprometida.   

O CURSO PREPARATÓRIO: ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS

Ênfase em Writing e Speaking

Pelas razões expostas acima, em meu curso preparatório dou ênfase às seções de Writing e Speaking. A primeira é trabalhada desde as primeiras aulas, em que apresento a estrutura dos textos que devem ser produzidos e já começo a introduzir construções linguísticas avançadas, de modo a elevar a qualidade da redação do(a) candidato(a). Como a habilidade de escrita exige tempo, trabalho e repetição, fazemos simulados semanalmente até a realização do exame.

Não menos importante é a seção de Speaking, que, como se pôde ver acima, é uma enorme desafio do TOEFL iBT. Por isso, em minhas aulas particulares, tenho a oportunidade de não apenas praticar exaustivamente esta parte do teste, mas de acompanhar os (as) alunos(as) de perto, corrigindo erros, contribuindo com vocabulário mais avançado e construindo a confiança necessária para você alcançar uma excelente pontuação nesta seção do teste.

A importância de desenvolver a habilidade de Listening

Por fim, chamo a atenção para a importância da habilidade de escuta no TOEFL iBT. Ela não aparece apenas na seção de Listening; nas partes de Speaking e Writing também há questões em que o (a) candidato(a) deve ouvir conversas/palestras e resumi-las. Ou seja: é fundamental que você pratique o Listening de forma intensa e regular, sobretudo em casa, pois sua pontuação geral no TOEFL iBT depende diretamente dessa habilidade.

Será um prazer atendê-lo(a)!

Para mais informações sobre método, custos e disponibilidade de horários, entre em contato! Responderei rapidamente!

Se quiser conhecer minha história e currículo, confira a seção Sobre mim.

© 2025 Por Prof. Daniel Pamplona

  • LinkedIn
bottom of page